[AsteriskBrasil] Trixbox vs Asterisk@Now

Eric Anderson eric em vianet-express.com.br
Segunda Julho 23 18:09:35 BRT 2007

Opa.

Alguém aki tá usando o asterisk-gui Beta? O que tão achando.

Nas minhas (toscas) pesquisas, ele faz tudo direitinho e EXTREMAMENTE organizado. Não tenho parâmetro de verdade para comparar entre TrixBox, AsteriskNOW e Meucci com o asterisk-gui, pois nunca tive um server em produção, porém, pra mim que comecei no 1.4, e tentei (juro que tentei) decifrar a sopa de letrinha que os outros GUI´s fazem nos arquivos de conf, adorei o asterisk-gui.

Pra quem usa slackware, no slackports ( http://slackports.sf.net, meu projetinho =P) tem o instalador (simples) da última versão do svn.

Enfatizo, que, pela minha pouca experiência, nos próximos dias vou colocar um server no ar usando o Meucci e asterisk 1.2 da Digivoice, preconfigurado. Seguro morreu de velho. =P

sds

Eric
  ----- Original Message -----
  From: MCelo
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Monday, July 23, 2007 4:52 PM
  Subject: Re: [AsteriskBrasil] Trixbox vs Asterisk em Now

  Pegando o gancho da conversa..

  Já mexi no Trixbox, e realmente é complicado a maneira como ele faz as gravações nos arquivos, impossibilitando-os de serem alterados. Inclusive ele coloca nos próprios arquivos um alerta para que os mesmos não sejam alterados.

  Mas achei que isso era por causa do FreePBX, que acho que o AsteriskNOW também o utiliza (se não me engano). Nunca testei o AsteriskNOW justamente por isso, por que achava que os arquivos também não poderiam ser alterados manualmente. Então é possível fazer isso com o AsteriskNOW?

  Qual a distribuição que o AsteriskNOW utiliza? O Debian??

  MCelo.

  Em 23/07/07, Caio Begotti < caio em ueberalles.net> escreveu:
    On 21/07/2007, at 00:29, Rafael Carvalho wrote:
    > Gostaria da opinião do pessoal aqui.
    > Qual interface gráfica Asterisk é a melhor
    > Trixbox ou Asterisk em Now ???

    Cada uma é pra um propósito específico, não são comparáveis 100%.
    Dependendo do que procura um parecerá sempre "melhor" que a outra.

    > Ainda n testei o AsteriskNow, ouvi dizer que as modificações feitas
    > "na mão" são sincronizas com a interface gráfica, isso é verdade ?
    > Se isso for verdade é uma grande vantagem, pois no TB as
    > modificações feitas nos arquivos .conf não são sincronizadas com a
    > parte gráfica.

    Existem muito mais diferenças na forma como ambas soluções gravam
    coisas no sistema e gerenciam o Asterisk do que isso aí. Isso é o de
    menos. Mas o fato é que o TrixBox grava tudo em banco de dados e faz
    dump disso em arquivos .conf que é inútil você mexer. Eu acho feio.

    O AsteriskNow na verdade, por vários motivos técnicos, faz um dump ao
    contrário. Ele pede via manager as configurações do Asterisk e altere
    no cliente acessando a interface, e depois salva. Como o manager faz
    dump do que tá na memória e do que tá em .conf, existe esse
    "sincronia" e você pode fazer personalizações mais facilmente.

    Novamente, existem muito mais diferenças do que isso entre eles, não
    dá pra comparar. Se você está na dúvida entre qual usar é porque você
    deve usar o TrixBox. É como no help do kernel Linux: "se não sabe pra
    que serve, não mexa" :-)

    Falou,

    --
    Caio Begotti (caio1982)