[AsteriskBrasil] Qual codec esta sendo usado no meio da ligação!

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Sexta Junho 1 10:13:53 BRT 2007

E ae galéra, seguinte, estamos com um projeto de URA aqui na empresa e
criamos o seguinte ambiente:

Temos um Digitro responsavel pelos ramais da empresa.
Temos um Asterisk responsavel  pela URA.

Não fizemos nenhum tipo de autenticação, apenas fizemos uma rota na
Digitro, tudo que for 95** rotear para o IP do Asterisk.

Temos também ramais SIP autenticados no Softswitch da Digitro e lá
também tem rotas para 95** rotear para o IP do Asterisk.

Ambas as ligações são completadas, porem, existiu alguns contratempos.

Os digitos (DTMF) de ligações originadas do PABX Digitro só são
reconhecidos se a ligação utilzar codec g711 e o dtmfmode for inband.
E os digitos de ligações originadas do Softswitch da Digitro só são
reconhecidos se for codec g711 com dtmfmode inband ou codec g729 com
dtmf rfc2833.

Eu poderia forçar todos a utilizarem o codec g711 mas e ae, e se vir
de algum lugar com outro codec, e também nem vou falar do consumo de
banda.

Definimos então que ligações vindas do PABX utilizarão codec g711 e
dmtf inband, ligações vindas de qualquer outro local utilizarão codec
g729 e dtmf rfc2833.

Acontece o seguinte.... se eu defino no sip.conf o dtmfmode=auto ele
sempre entrega rfc2833 se eu coloco dtmfmode=rfc2833;inband ele sempre
entrega o ultimo no caso inband.

Para resolver este problema eu encontrei a função SIPDtmfMode onde eu
posso definir no plano de discagem qual dtmf usar a qualquer hora.
Preciso agora então saber qual codec ta entrando e apartir disso
definir o dtmfmode no plano de discagem.

AGOOOORA A PERGUNTA...

Qual variavel, ou qual função devo usar para saber os detalhes de uma
ligação SIP, sendo mais especifico quero saber qual CODEC esta sendo
utilizado naquele momento. Ja tentei ${SIP_CODEC}, e outras funçoes e
nada.

Existe alguma função ou variavel ou qualquer coisa que me retorne qual
codec esta usando?
Existe alguma outra solução?

Abraços

Até ai tudo bem.