[AsteriskBrasil] Asterisk e openser

Alexandre Barreto kabart em gmail.com
Domingo Junho 3 20:00:21 BRT 2007

Prezados,

 O que o Whinston disse é verdade. O Openser reduz muito a necessidade de
hardware do sistema VoIP.
 A grande questão está no fato de o Asterisk reservar uma quantidade "x" de
recursos por canal e um canal SIP ocupa quase o mesmo recurso que um canal
FXO, por exemplo.
 Uma boa arquitetura para usar o Openser e o Asterisk é usar o Openser como
proxy de sua rede, ou seja, todos os ramais internos e chamadas SIP oriundas
de redes externas podem ser recebidas pelo Openser. Dessa forma, somente
quando o usuário necessita de um recurso mais avançado como URA,
conferências, voice-mail, etc ou quando ele deseja ir pra PSTN é que vc
redireciona a chamada para o Asterisk.
 Note que na maioria das vezes, vc não necessitará do Asterisk. Dessa forma
seu servidor tende a ser pequeno.

 A desvantagem do Openser é configuraçào. Ele não é tão intuitivo como o
Asterisk, daí, acredito o seu não uso em larga escala.
 A vantagem é que tudo (quase tudo, eheheh) que está nas RFC's vc faz com o
Openser.  Questões como autenticação via tls, failover e balanceamento de
carga, dá pra fazer conforme escritos nas rfc.

Não sei se ajudei, mas qualquer coisas estamos aí.

Abra,

Barreto