[AsteriskBrasil] Digivoice VB0408 - Interfix

Muriel Arneiro murielmartins em gmail.com
Segunda Junho 4 10:46:37 BRT 2007

Olá Juniou!

Recomendo que voce efetue testes com o vlib_diag afim de diagnosticar como
está a limiar de silencio (linha SilenceTreshold no digivoice.conf). Para
isso basta fechar o *, rodar a aplicação vlib_diag (comando vlib_diag no
shell linux), escolher o canal especifico que se encontra essa linha ( "+"
avança canal, "-" retrocede canal), iniciar uma gravação no canal com o "r",
atender esse canal com o "p", aguardar uns segundos afim de gravarmos o tom
de discagem vindo no canal. Terminar a gravação com "s" e executar o hangup
"h". Para sair do vlib_diag tecle "q" e o arquivo de aúdio estará no
diretorio corrente.

Esses procedimentos todos são para gravar o tom de discagem recebido no
canal, afim de analisarmos em software especifico se há algum ruido, etc,
que esteja impedindo o reconhecimento de tons. Isso é comum ainda mais
quando utiliza-se interfaces para celular. O SilenceTreshold é a limiar de
silêncio que assume que a partir dela tudo é tom e abaixo dela é silencio,
havendo um ruido no meio haverá interferencia e não serão reconhecidos os
tons devidamente.

Com alguns programas de edição de aúdio (recomendo o audacity) você consegue
selecionar a faixa do tom de discagem e analisar o espectro de frequência,
afim de encontrar a específica configuração do limiar de silêncio. Restando
apenas setar o parâmetro no digivoice.conf para correto funcionamento.

Obs: na maioria dos casos aumente o valor do SilenceTreshold (-24 por
exemplo).

Mais dúvidas poste no nosso fórum:
http://www.digivoice.com.br/forum2

abs