Re: [AsteriskBrasil] Gravações

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Quarta Junho 6 14:21:00 BRT 2007

On 06/06/2007, at 11:34, Andre Emerich wrote:
> Eu precisaria fazer como que o Asterisk gerasse as chamadas
> separadas em pastas.
> Por exemplo: Ramal (uma pasta) > Data (uma pasta) e assim por diante.

Depende de como você está gravando os áudios das chamadas, Andre. Uma
rápida procurada na Internet, sem compromisso, te diria que:

SE... for pelo dialplan com a app MixMonitor(), ele tem parâmetro pra
especificar a formatação do filename; se não puder especificar o
formato direto, passe ele através da variável MIXMONITOR_FILENAME. Se
preferir usar o Monitor() ao invés do MixMonitor(), só remova o MIX
do começo da variável. Gravações de filas eu ACHO que não respeitam o
MIX no começo da variável, então teste aí sem o MIX pra mudar o
filename de áudios de filas.

SE... estiver usando as flags W e w pra gravação sob demanda na sua
app Dial(), as variáveis TOUCH_MONITOR e TOUCH_MONITOR_FORMAT podem
ser usadas pra mudar o formato do filename e formato do áudio nesse
caso também. Acho que não dá pra personalizar 100% o filename nessa
situação, mas veja a variável TOUCH_MONITOR_OUTPUT (achei ela por
acaso, não conhecia e nunca usei). A variável AUTO_MONITOR indica o
formato do filename pra gravações feitas automaticamente pelo
Asterisk, sem configuração nos arquivos .conf.

SE... precisar mexer no filename das gravações feitas pelas apps *Spy
() pra espionar ligações, use o parâmetro que cada uma tem que ter
permite mudar o nome do áudio. Nesse caso eu não sei se dá pra mudar
o path, vai ter que se virar.

SE... precisar alterar alguma coisa diferente de todas essas acima...
aí vai ter que mexer no fonte do Asterisk. Mas aí te desejo boa
sorte, é coisa demais relacionada a gravação de chamadas no código,
tudo espalhado.

Acho que é isso, não tenho como testar cada uma dessas variáveis, mas
algumas delas estão documentadas no Voip-Info, outras no Google. Dá
uma pesquisada antes pra entender melhor. Pra digitar tudo isso eu
acabei indo confirmar algumas coisas no Google e assim como você
poderia ter feito, eu aprendi coisas novas.

Ficou confuso com tanta coisa? Eu também! :-)

--
Caio Begotti

PROCURO NOVOS PROJETOS (quer meu curriculo?)
asterisk avancado com quase 2 anos de experiencia e LPIC