[AsteriskBrasil] classes de IP´s

cooky@click21.com.br cooky em click21.com.br
Quarta Junho 13 12:01:02 BRT 2007

Alexandre,

O /XX é a Máscara da Rede ou Sub-Rede.
Citando um exemplo de Redes com IPs privados e a Máscara default.

Rede 10.0.0.0 Máscara 255.0.0.0 ou /8
Rede 172.16.0.0 Máscara 255.255.0.0 ou /16
Rede 192.168.0.0 Máscara 255.255.255.0 ou /24

o /XX é a somatória dos bits que estão com a lógica binária em 1.
O Peso da Esquerda para a Direita é o seguinte:
128 64 32 16 8 4 2 1
Se você somar os valorea acima você verá que o resultado é 255.

Espero ter ajudado.

Sds,
Cooky