Re: [AsteriskBrasil] classes de IP´s

Geisom Giacomazzi ggiacomazzi em gmail.com
Terça Junho 12 16:02:50 BRT 2007

Boa tarde Alexandre,

a pergunta nao eh cretina, eh so falta de se aprofundar um pouco mais em redes IP e essa lista não eh o melhor lugar pra isso, mas aqui vai um resumao pra vc ter uma ideia ;)

Todo o Número IP tem o seguinte formato: W.X.Y.Z , onde:
W, X, Y e Z são quatro números separados por ponto e com valor variando de 0 a 255 em decimal ou 00 a FF em hexadecimal.
Uma parte do Número IP (1, 2 ou 3 dos 4 números) é a identificação da rede, a outra parte é a identificação da máquina dentro da rede (identificação do Host). O que define quantos dos quatro números fazem parte da identificação da rede e quantos fazem parte da identificação da máquina é a máscara de sub-rede (subnet mask).

O /24 significa que vc esta trabalhando com 24bits de identificação de host e 8 pra identificação de rede. Com isso, vemos que esta rede tem o primeiro octeto de definição de rede e os outros 3 octetos de definição de hosts.
Podemos usar a seguinte fórmula para calcular a quantidade hosts em cada rede: 2n- 2, onde "n" representa o número de bits utilizado para a rede ou para a identificação da máquina dentro da rede.
Como temos 24 bits alteráveis nos 3 octetos que definem os hosts, temos: 224-2 = 16777216-2 = 16.777.214 hosts.

Redes de 24 bits endereçaveis usam máscara 255.0.0.0, de 16 bits 255.255.0.0 e 8 bits 255.255.255.0, alem disso a rede pode ser subdividida em sub-redes (/20, /12, /5, etc...), mas dai ja eh um assunto mais complexo e que cai ainda mais fora do contexto desta lista.
Como vc ta trabalhando com uma rede /24, ela se enquadra em uma rede Classe A, a qual por definicao utiliza somente 7 bits do primeiro octeto para a definicao da rede. Isso significa que o IP varia de 1.xxx.xxx.xxx a 127.xxx.xxx.xxx, salvo 127.0.0.1 que é o endereço de localhost.
Entao por norma, nao se usa enderecos 192.xxx.xxx.xxx em redes /24 e sim em redes Classes C que sao /8.

qq duvida me mande um mail,

falow
Geisom