Re: [AsteriskBrasil] Sinalização R2 - Telefônica/SP

Luis Antonio Prata Barbosa luispratalistas em gmail.com
Quinta Junho 28 14:26:18 BRT 2007

Olá a todos,

Falando em Eco, alguém poderia me passar alguma boa referencia bibliográfica
sobre o problema?

Vão aí algumas dúvidas... Supondo o sistema a seguir :

Assinante A ----------rede(atraso)-----------
E1-Asterisk-FXS------cabo_curto(sem atraso)------- Assinante B

A primeira pergunta é como é gerado o echo para o Assinante A ???
O aparelho do assinante A, assim como o Aparelho do assinante B são os
unicos pontos onde haverá inserção de eco.
O echo por si só é algo imperceptível e se o sistema fosse todo de cabos
curtos (sem atrasos) provavelmente nem seria notado.
Já para passar pela rede, por características da mesma, ele sofre um atraso
significativo, portanto, aquele eco gerado bem proximo ao sinal principal,
que seria imperceptível já passa a ser notado. Não é viavel eliminar o echo
nesse ponto, pq esse atraso pode ser de centenas de ms, sendo assim, é mais
viável suprimir o echo na origem.
Instalando-se um cancelador (ou supressor, não sei como é tratada a
diferença entre os termos) na parte do E1 do asterisk, tem-se uma redução
significativa do echo recebido pelo Assinante A, mas o efeito do echo
recebido pelo Assinante B, não tem um impacto significativo, pq esse eco já
teria sofrido o atraso da rede.

Sendo assim (e é isso que gostaria de confirmar) caso esteja havendo eco no
Assinante B, não haveria nada significativamente eficiente que pudesse ser
feito no asterisk para eliminar o problema. Supondo que o ataso da rede
fosse de 200ms, o eco local seria cancelado (o Assinante A nao receberia)
mas o eco do Assinante A ainda seria recebido pelo Assinante B pois não é
comum um cancelador de eco para 200ms.

Ou seja, no caso em que o telefone do Assinante B é ruim... ou que não haja
na operadora um cancelador local para seus assinantes.. o eco vai existir,
não importa muito o que se faça...

É isso mesmo ??????

Luis Tota.