[AsteriskBrasil] Solução 2 - Sem Som!

MINATI, Edson Carlos minati em mrsites.com.br
Segunda Março 5 11:19:30 BRT 2007

Meu Asterisk estava sem som!  A solução encontrada foi:

-------- SIP.CONF -------
disallow=all
allow=ilbc
allow=alaw
allow=ulaw
allow=g729
allow=g726
language=pt_BR
dtmfmode=rfc2833
nat=yes
externip=meuservidor.homeip.net        ; acessei www.dyndns.com baixei o cliente para Linux e configurei
localnet=10.1.1.0/255.0.0.0

No meu modem ADSL, configurei o NAT (port forwarding / redirecionamento de porta) da seguinte forma:
Port Forwarding List# Private IP Protocol Private Port Public Port
      1 10.1.1.100 All 80 8080
      2 10.1.1.100 All 0 5060~5061
      3 10.1.1.100 All 0 10000~20000

Onde:
10.1.1.100 é o IP do meu Servidor Asterisk!
O primeiro direcionamento (porta 8080 para a porta 80) é para mim ter acesso ao FOP (Flash Operator Panel) via Web fora da empresa! Logo, não é obrigatório colocar ele!

A 2a e 3a regras foram fundamentais para mim conseguir ligar e receber ligações!!!

Fora da empresa, por exemplo, lá em casa. Instalei o Softfone e no endereço do servidor Asterisk, coloquei:
meuservidor.homeip.net

Funcionou 100%!

Estou implementando um pouco mais meus planos de discagem (aprendendo na verdade...) e logo coloco eles na lista!

Espero ajudar! Pessoal, acho importante sempre colocarem na lista a solução também dos problemas... senão cade o espírito de companheirismo?!...

Também acho interessante respostas completas! Coisa do tipo:
"Configure seu modem para NAT" não resolve o problema de ninguém!!!!!

Agora:

"Configure seu modem para fazer redirecionamento das portas 5060 até 5061 e da porta 10000 até 20000 para o IP do seu servidor Asterisk!" ajuda bem mais...

Agradeço às respostas coerentes recebidas!

Quem precisar de ajuda! Só mandar e-mail!!!

[]´s
Minati