[AsteriskBrasil] Problema com canal Zap

Stefano Hernani dos Santos stefano.estagio em linuxsecurity.com.br
Sexta Março 9 14:21:05 BRT 2007

Olá pessoal, há algum tempo venho tendo problemas para realizar ligacões
do Asterisk p/ PSTN utilizando canais Zap. O problema comecou quando eu
utilizava o Asterisk versão 1.2.14 e o que ocorre é o seguinte: quando
eu tento ligar para um telefone fixo, o seguinte erro é mostrado:

    -- Executing Dial("SIP/6002-081bdff0", "Zap/g1/34221111|90|Tt") in
new stack
Mar  9 13:46:43 NOTICE[5321]: app_dial.c:1059 dial_exec_full: Unable to
create channel of type 'Zap' (cause 0 - Unknown)
  == Everyone is busy/congested at this time (1:0/0/1)

Porém, utilizando a versão 1.2.14 do Asterisk, bastava eu recarregar o
chan_zap.so (reload chan_zap.so) que a ligacão era feita sem problema
algum. Não é uma solucão viável, mas é a única que eu consegui.

Essa semana atualizei o Asterisk para a versão 1.2.16 e o problema
continua ocorrendo, mas o pior é que a execucão do comando "reload
chan_zap.so" não resolve mais o problema não permitindo que eu utilize
canais Zap para realizar ligacões para telefones fixos.

Aparentemente meus arquivos de configuracões estão corretos, mas todos
estamos sujeitos a erros.

Alguém já passou por isso?

Mais algumas informacões:
    Utilizo o Asterisk 1.2.16 com Zaptel 1.2.15, placa clone da Digium
X100P no Slackware 11.0 com kernel 2.4.33.3.

Desde já obrigado!