[AsteriskBrasil] RES: Atas discarem via ASTERISK

cleviton.araujo@caixa.gov.br cleviton.araujo em caixa.gov.br
Quarta Março 21 20:29:41 BRT 2007

(SPO) 2 ATAS+PABX -----------[ LINK DADOS 256Kbps]--- ASTERISK--- 2 ATAS+PABX (SSA)

 1 - Os Atas estão conectados ao tronco analógico das duas centrais telefônicas todas conectadas com a rede PSTN pela FX0
 2 - Somente um servidor SIP (ASTERISK).

1 - o asterisk é capaz de fazer os atas discarem um telefone? ou só tendo placas fx0 dentro do asterisk?

Resp.: Primeiro você vai precisar de ATA com 1 FXO e 1 FXS, pelo menos. Os ATAs precisam ser configurados para passar ao Asterisk os padrões de discagem teclados pelo usuário. Quem faz toda lógica de encaminhamento é o Asterisk dialplan.

Ex: Estou em São Paulo e tenho um fornecedor em Salvador. Eu posso, apartir do meu ATA em SPO, fazer com que o asterisk disque apartir do ata que esta em SSA?  tendo em vista que cada ata tem uma linha PSTN entrando neles.

Resp.: Não é o ATA que encaminha a ligação quem encaminha ligação é o Asterisk. O ATA só faz receber os dígitos discados pelos usuários e em seguida encaminhar para o Asterisk, o Asterisk é quem trata do encaminhamento da ligação para o destino correto.

Os PABX´s das duas localidades precisam ser programados para passar os números para a porta do ATA correta. Os ramais e troncos do Asterisk são implementados nos ATAs das duas localidades. As linhas PSTN já entram no PABX de cada localidade, a FXO do ATA vai entra na posição de ramal do PABX e a FXS do ATA na posição de tronco do PABX.

O resto é só configurar o Asterisk e os dois PABX, de forma que se adequar da melhor forma possível as suas necessidades.

Cordialmente,

Cléviton.

--
Maurício