[AsteriskBrasil] off-topic ATA

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quarta Março 28 12:41:09 BRT 2007

Paulo - SYSMATEC escreveu:
> Boa tarde
> Lista
> Bom eu tenho aqui o asterisk funcionando blz em minha loja, mas eu tenho
> visto o pessoal usar um ATA ligado na central telefonica e configurando a
> operadora VoIP nele, e usando os ramais convencionais.
> Alguem aqui tem usado assim sem o asterisk??
> se tiver gostaria de saber o modelo e onde comprar.
> Abraços
> Paulo

Olá,

  Um ATA é uma interface ente a rede de telefonia sobre IP (VoIP) e a
analógica (comum). Para a telefonia IP, basta ter uma porta de rede IP,
mas para a telefonia analógica, vai depender se ele vai oferecer (FXS) o
sinal para um telefone, fax, modem, etc ou se vai receber (FXO) o sinal
da rede pública ou de uma central interna.
  No caso que citou, é um ATA com uma porta de rede IP e outra FXO,
assim ele é um ramal da central interna interfacendo a operadora VoIP.
Para cada canal com a operadora VoIP que quiser, vai precisar de um
ramal, portanto, uma FXO para cada ramal. Além disso precisa verificar
quantos canais o ATA suporta simultaneamente no mesmo protocolo, pois já
vi muitos com problemas desse tipo.

--
Atenciosamente,

           Junior Polegato