[AsteriskBrasil] hangup detection

eder souza ederwander em yahoo.com.br
Quinta Março 29 17:45:07 BRT 2007

        Olá eu estou na luta aqui para resolver meu trunk iax desligar corretamente as ligações, infelizmente o rtptimeout e o rtpholdtimeout nao se aplica ao protocolo IAX na qual eu uso mas como pediu uma nova técnica veja esta aqui.

  silencedetecthangup=60

  setando isso em cada peer do sip.conf  ou seja se for detectado 1 minuto de silencio total ele desliga a ligação.

  Outra dica é esta

  exten => 555,1,Dial(SIP/555,s60)

  exten => 556,1,Dial(SIP/556,S60)

  Observe o S (maiusculo) e s (minusculo)

  S= desliga se ficar em silencio em 1 minuto isso para quem fez a ligação

  s= desliga se ficar em silencio em 1 minuto isso para quem esta recebendo a ligação.

  pode integrar os dois juntos assim

  exten => 556,1,Dial(SIP/556,Ss)

  por default o timeout é de 60 segundos no caso acima

  não tive o provilégio de testar isso por o meu caso é diferente e necessito de algo que funcione com o IAX não queria usar o absoluteTimeout pois minhas ligações são contabilizadas tenho relatorios sobre cada ligação (duração, origem, destino) etc. e preciso de dados que sejem os mais reais possíveis. com o timeout corro o risco de setar 10 minutos e a pessoa falar apenas 1 minuto a ligação nao desligar e desligar com o valor setado em 10 ou seja 9 minutos que de valor invalido.

  Abraços

  Eder de Souza

  Ola Lucas,

  tbm passei por esses problemas e grande parte deles foram resolvidos utilizando um formato de discagem parecido com esse exemplo:

  exten => _0.,1,Dial(SIP/terminacao/${EXTEN},60,L(3600000))

  O primeiro argumento eh o canal pra qual vc quer ligar.
  O segundo é o tempo maximo do ring (60 segundos);
  O terceiro é o tempo maximo da ligação, que nesse caso foi estipulado em 3,6 milhoes de milisegundos, que representa uma hora. Meu problemas de travamento diminuiram bastante mas de vez em quando eu tenho problemas. Recetemente começei a testar duas variaveis do arquivo sip.conf, acho que elas vão resolver de vez o problema.

  rtptimeout=60                   ; Terminate call if 60 seconds of no RTP activity
                                ; when we're not on hold
rtpholdtimeout=300              ; Terminate call if 300 seconds of no RTP activity
                                ; when we're on hold (must be > rtptimeout)

  Se o fluxo RTP ( voz ) for cortado, um contador eh disparado e de acordo com o valor dos timeouts a ligação é finalizada. Imagino que isso resolverá os nossos problemas e de outras pessoas que já tiveram problemas do asterisk. Se alguem tiver outras tecnicas, por favor compartilhem.

  Atenciosamente,
  Ricardo Landim Silveira Gomes
  Engenheiro de Telecomunicação

  ----- Original Message -----   From: "lucas freitas" <lucas.freitas em g8networks.com.br>