[AsteriskBrasil] Asterisk + Dundi

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Sexta Março 30 14:47:29 BRT 2007

Em 30/03/07, Caio Begotti<caio em ueberalles.net> escreveu:

> http://www.google.com/search?q=what%20is%20dundi

Eu sempre tive vontade de responder um email do Caio Begotti, porque
todos os e-mails me chamam a atenção devido a rispides e o ar de
superioridade de suas palavras, sem contar que 90% das respostas são
links do google.
Se vc não pode explicar melhor para os demais da lista por não ter
tempo(tenho certeza de que vc é uma pessoa muito ocupada), então deixe
o espaço para os demais. Provavelmente os que fazem perguntas aqui
pesquisaram no google acharam alguns links e mesmo assim não
intenderão, ou até mesmo não sabem expressar direito as suas duvidas.
Quero deixar claro que não estou questionando o seu conhecimento. E
nem vou mais responder a nenhum outro email que seja sobre essas
primeiras linhas que acabei de escrever.

Sobre a pergunta

Quando você não sabe como chegar a tal numero você pergunta para outra
pessoa não é?
Então, o dundi faz isso, ele permite que você pergunte a seus pares se
eles conhecem uma rota alternativa para um ramal ou número telefonico,
após conhecer a rota e ele faz a ligação.

Pensei assim, existe o asterisk A B e C, ai vc ta no A e quer ligar
para um numero que o asterisk A não sabe como chegar, então ele
pergunta para B. Ai o B responde que não conhece o numero mas vai
pergunta para o C, ai o C responde que tal numero pode ser chamado
ligando para "iax2/dundi:usuario:senha em nomedohost...." ai B repassa a
informação e  o A faz a ligação e armazena no seu BD como ligar para o
numero na proxima vez. Ai se outro par perguntar para o A como chegar
no ramal que ele queria antes, o A vai saber e vai passar a
informação.
O legal é que com isso da para fazer rotas alternativas, (da para vc
criar pesos de rotas).

Espero que vc tenha intendido, duvidas entre em contato comigo.

--
Matheus Cucoloto
System Admin.