[AsteriskBrasil] Roteador QoS para Link de Voz e Dados

Carlos Diego Russo Medeiros cdiego em gmail.com
Domingo Maio 6 19:27:04 BRT 2007

Olá Anderson,

estamos realizando com sucesso QoS através do LINUX.

Para isso usamos o HTB + Patch do IMQ no Kernel e Iptables..

http://sourceforge.net/projects/htbinit/
http://www.linuximq.net/

Nesse caso você precisa fazer isso entre seu roteador WAN e sua rede
Interna, normalmente pode fazer no Firewall.

ROTEADOR <-> FW LINUX c/ QoS <-> REDE INTERNA

O IMQ é necessário para fazer o QoS de Download (entrada na Interface
WAN), pois por padrão o QoS do Linux só considera pacotes saindo da
Interface (No caso da Interface WAN, UPLOAD)

A grande sacada é que o HTB permite você estabelecer uma garantia de
banda para cada serviço através das portas, IPs ou mesmo marcação
de pacotes no IPTABLES, se você tiver banda ociosa, outra classe pode
usar essa banda (Se você configurar para isso).

Normalmente limitamos a soma de todas as classes dos demais serviços
para não chegar ao total do link, sempre tendo banda sobra para o VoIP.

Estamos utilizando esse recurso em vários clientes com muito sucesso.

Atenciosamente,

--
Carlos Diego Russo Medeiros
iTFLEX Tecnologia - softwarelivre redes segurança