[AsteriskBrasil] Fax (fisico) em linha analogica

Hans Marcus Krüger hans em skbrasil.net
Sexta Maio 25 05:29:13 BRT 2007

Olá Caio

> Tenho uma dúvida: como anda o envio de fax via LINHA ANALÓGICA tendo
> um asterisk no meio?
>
> FAX ----> ata spa/cisco/linksys/grandstream ---> asterisk ----> linha analógica
            ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
              ^- isso é Voip!

Se seu Fax está ligado através de um ATA, vc está efetivamente usando
VoIP. Veja no histórico desta lista os assuntos sobre qualidade de
serviço (QoS), de banda e do envio de Fax.

Uma Dica rápida: force o seu ATA à usar o codec uLaw (teste com aLaw
tb). Desabilite outros Codes em seu Ata (g729 etc). Alternativamente use
um sip-gateway (asterisk) com suporte para o codec T38 (solução ideal).

> Da última vez que eu tentei não funcionou - eu estava usando um E1.
> Agora o "projeto" oferece uma linha analógica, convencional, para
> enviar o fax.

Atenciosamente

Hans