[AsteriskBrasil] Eco

Nivaldo Junior junior em remoto.com.br
Sexta Maio 25 16:08:35 BRT 2007

Olá,

Tenho servidores asterisk rodando nas seguintes localidades do Paraná:
- 9 em Curitiba
- 1 em Campo Largo
- 2 em Cascavel
- 2 em Londrina

Os de Curitiba e de Campo Largo não tivemos problemas. Fizemos alguns ajustes
no txgain e rxgain e ficou perfeito.
Estava utilizando placas E1 Sangoma sem cancelamento de Eco. Em Londrina
tivemos muitos problemas com Eco, fizemos ajustes no txgain e rxgain e
conseguimos reduzir 90% do eco, mas nas ligações locais ainda tínhamos um
pouco de Eco.
A solução foi colocar placas com cancelamento de Eco, tanto em cascavel quanto
em Londrina.
Temos servidores rodando em várias outras cidades utilizando placas sem
cancelamento de eco e consguimos eliminar o eco apenas mexendo no txgain e
rxgain.
Alguns locais realmente não tem como, tem que colocar placa com cancelamento.
Apenas uma observação, em todos os locais o Asterisk fica entre a Operadora e
o PABX.

OPERADORA <== E1 R2D ==> ASTERISK <== E1 R2D ==> PABX

Abraço,

--
Nivaldo Júnior
junior em digivox.com.br