[AsteriskBrasil] Proposta: lista para experts

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quinta Novembro 8 15:03:27 BRST 2007

Boa tarde lista.

Não sei quanto a vocês, mas eu tenho notado que ultimamente o que mais
aparece na lista são perguntas básicas, triviais e que em 99% dos
casos já foram respondidas antes, por exemplo:

- Requisitos de largura de banda;
- Dúvidas na configuração de placas analógicas ou digitais;
- Dúvidas sobre recursos básicos do dialplan;
- Configuração de ATAs/sofphones;
- Integração de dois Asterisks;
- Instalação de G.729;
- Categoria de ramais;
- "Picoteamento" de voz (quase sempre causado por falta de QoS...);
- Integração com PABX usando FXO/FXS.

E isso foi o que eu coletei dando uma rápida passada de olhos na minha
caixa postal. Tudo isso nessa última semana!

Quem já passou dessa fase de "descoberta" do Asterisk, já o tem em
produção na sua própria empresa e em clientes já sabe boa parte disso.
Isso é o bê-a-bá da telefonia IP hoje.

Profissionais que dominam razoavelmente o Asterisk tem problemas mais
sérios pra cuidar, soluções para desenvolver. Principalmente quando a
coisa passa pro grande porte (200 ramais pra cima): alta
disponibilidade, clustering, DUNDi, E.164, bilhetagem/tarifação,
sistemas DECT com roaming, etc.

Em vista disso, proponho a criação de uma lista (AsteriskBrasil
Experts, por exemplo) para discutirmos assuntos mais complexos e
principalmente criar uma comunidade de profissionais experientes no
assunto, com o objetivo de compartilhar o conhecimento e ampliar as
habilidades de todos. Quem já foi em algum evento ou treinamento sabe
o quanto é enriquecedor ter contato com pessoas que trabalham com os
mesmos objetivos: a troca de experiências é sempre vantajosa para todos.

Afinal, todos fomos iniciantes um dia -- mas ficar eternamente
respondendo dúvidas básicas não é bom nem para os iniciantes nem pra
ninguém.

Att
Vinícius Fontes
Desenvolvimento