[AsteriskBrasil] Aceito Sugestões - Chamadas vindas da PSTN

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Terça Outubro 2 17:28:36 BRT 2007

Bom, você precisa que todas as chamadas vindas da PSTN após X toques
sejam redirecionadas pra telefonista (ou voicemail, se for o caso).
Pergunto: é um DDR que você tem aí ou linhas analógicas?

Se for DDR, basta fazer mais ou menos assim no extensions.conf:

[contexto-entrada-PSTN]

;Ramal 200 - telefonista
;Ramal 201 - zé ruela qualquer
;Ramal 220 - diretoria

;Estou assumindo que a rede pública te envia MDCU na faixa 1000-1049

exten => 1000,1,Dial(sip/200)

exten => 1001,1,Dial(sip/201)
exten => 1001,n,Goto(${DIALSTATUS})
exten => 1001,n(NOANSWER),VoiceMail(201,u)

exten => 1020,1,Dial(sip/220)
exten => 1020,n,Goto(${DIALSTATUS})
exten => 1020,n(NOANSWER),Dial(sip/200)

Se for linhas analógicas o conceito é o mesmo, mas você vai precisar
definir algo dessa forma: "chamadas entrando na linha 1 caso não
atendidas caem na telefonista, chamadas entrando na linha 2 caso não
atendidas caem no voicemail do fulano". Com esse dado em mãos, basta
definir os contextos dos respectivos canais, fazer as devidas
alterações no extensions.conf e correr pro abraço.

Exemplo rapidinho:

[contexto-entrada-linha1]

exten => s,1,Dial(sip/220)
exten => s,n,Goto(${DIALSTATUS})