[AsteriskBrasil] AP gerenciavel... wifi

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quinta Outubro 11 00:48:45 BRT 2007

http://www.gta.ufrj.br/ftp/gta/TechReports/RuRe02b.pdf
capítulo 3 discute algumas propostas de QoS em 802.11, no relatório
final do IEEE, foram especificados três modos de operação que você pode
facilmente identificar nas propostas discutidas no artigo acima:
EDCA - Enhanced Distributed Channel Access: estações que sinalizam que
tem tráfego de alta prioridade recebem tokens de espera mais curtos
quando há acesso concorrente ao meio.
TXOP -  Transmit Opportunity: define uma janela de transmissão, de
duração definida de acordo com a prioridade do tráfego, em que a estação
é garantida acesso exclusivo ao meio.
HCCA - Hybrid Coordination Function: foi a forma encontrada de emular,
dentro dos limites, o QoS em redes cabeadas. Neste modo de operação são
definidos pelo AP (ou para ser mais técnicamente correto pela BSS
operando como PCF), períodos de contenção (PC) e períodos sem contenção
(CFP). Durante o PC todas as estações operam em EDCA. O AP é ciente das
filas de cada estação e pode iniciar uma CAP (Controlled Access Phase)
sempre que, baseado na classe de tráfego na fila das estações, encontrar
tráfego prioritário, durante a CAP o acesso ao meio é exclusivo àquela
estação.

Note que no EDCA e TXOP a distribuição dos timeslots ainda é round robin
e não leva em conta a classe de tráfego.
O WMM é um subconjunto da especificação do 802.11e que implementa apenas
EDCA + TXOP. Já o HCCA, embora mais completo não é facilmente encontrado
na maioria dos APs do mercado.

De qualquer forma, mesmo com a implementação completa do 802.11e, embora
você consiga priorizar o tráfego voip de uma estação sobre tráfego menos
prioritário, se você tiver mais de uma estação com tráfego voip o
problema persiste.