[AsteriskBrasil] Embratel PME

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quarta Setembro 12 18:46:53 BRT 2007

Se e' cable modem, muito provavelmente e' PacketCable.

Sendo packetcable, muito provavelmente:

1- O protocolo de sinalizacao e' NCS, nao sip (uma variante do mgcp)
2- O canal de voz e' IP, porem, sobre uma 'rede' IP separada, que tem
canal dedicado (creio que faz parte do spec docsis 1.1 isto), que tem
banda dedicada e enderecamento separado.
3- E' comum, que os provedores PacketCable, NAO tenham VOIP entre os
servidores deles e o mundo exterior, isto e', sai VOIP de voce ate um
packet trunk gateway (Nuera, whatever), e de la sai TDM.

Disclaimers: Nao tenho ideia se e' isto, nao tenho ideia se e' o que a
Embratel faz no "PME", mas e' como provedores MSO trabalham em outros
paises com que eu trabalhei em uma vida anterior..