[AsteriskBrasil] RES: Softphone com qualidade inferior ao ATA

huelbe.garcia@yahoo.co.uk huelbe.garcia em yahoo.co.uk
Sexta Setembro 14 11:59:03 BRT 2007

Márcio,

coisas que me lembrei por aqui:

1. eu tive uma situação que determinado PC (1Gb de RAM, Core Duo) não casou com o SJPhone (que eu achava ser melhor, mais leve e tal), o áudio era terrível (cortado, distorcido). Tivemos que instalar o X-Lite (que parecia ser mais pesado). Quero dizer: dependendo do  hardware pode ser necessário trocar de softphone ou vice-versa.

2. esta semana, empiricamente, percebi que o tempo exibido na coluna status do "sip show peers" não tem relação com a latência medida por ping/icmp. Isso faz todo sentido depois que li este link: http://www.voip-info.org/wiki-Asterisk+sip+qualify

Supondo que o tempo de resposta em nível IP/ICMP é adequado, parece que teus softphones estão com alguma "dificuldade" de responder rapidamente a consulta "SIP OPTIONS" periódica do Asterisk.

A 30.000 pés de altitude, eu poderia sugerir que esta demora é causada por:

a) o softphone está se "arrastando" porque o PC está com a CPU ou IO a 100%
b) o softfone está tão ocupado com algum processamento ativado por uma opção local
c) o softfone está tentando resolver DNS direto/reverso de alguma coisa (será?!?), e só devolve a resposta do SIP OPTIONS após o timeout do resolver.
d) o softphone "não gostou" do seu hardware/sistema operacional e algumas rotinas internas estão levando muito tempo para executarem.
e) há alguma regra de firewall (no Asterisk, firewall de rede ou PC) impedindo o tráfego "fluido" entre Asterisk e softphone

Se for possível, entre em contato com o fabricante do softphone e preencha um relatório/chamado sobre este "issue".

Enfim! Tem diversão :)

--hg