[AsteriskBrasil] Problemas com NAT

Alex Soares alexhbs em gmail.com
Segunda Setembro 17 17:09:19 BRT 2007

Caros amigos da lista,

Estou tentando configurar um servidor asterisk para testes dentro da minha
empresa.
Para tentar minimizar os problemas (e arrumar outros!) meu servidor está
conectado diretamente à Internet.
Estou fazendo testes utilizando o X-Lite.
Para fins de teste, tenho um outro cliente rodando na máquina de um amigo
(copiado).

Nosso setup é o seguinte:

cliente1 ----> router/fw (Virtua) ----> internet ----> servidor asterisk
<---- internet <----router / fw (AJato) <---- cliente 2

O que acontece:

As ligações são estabelecidas entre os dois clientes, mas não há som.
Houve momentos onde havia som apenas do cliente1 para o cliente2 e não o
contrário.

O servidor asterisk não usa qualquer tipo de firewall, ambos os clientes
estão atrás de NAT.

Usando o wireshark no cliente1 vê-se a transmissão de pacotes RTP e RTCP
para o cliente2, no entanto o cliente2 (usando tcpdump em mac) não consegue
enxergar qualquer tráfego saindo dele para o cliente1.
Ambos os clientes podem deixar e ouvir suas respectivas mensagens na caixa
postal do asterisk.

Servidor está configurado para
sip.conf => nat=yes
rtp.conf=> rtpstart=16384
rtp.conf=> rtpend=32766

Ambos os nossos clientes estão configurados para usar esse range de portas,
e ambos os roteadores/fw também, através de port triggering.

Pergunto, o que pode estar havendo?
Nesse momento nenhum dos lados escuta o outro.

No aguardo de uma resposta!

Obrigado pela ajuda!

-- Alexandre