RE: [AsteriskBrasil] gravação

André F. D. Martins amartins em contentstuff.com
Quinta Setembro 20 08:41:55 BRT 2007

Fabio,

Bom dia!

O seu problema não deve ser na conversão dos arquivos wav p/ mp3 mas um
acesso alucinado ao HD do seu servidor pelo asterisk para a gravação de
áudio. Junte a isso o seu script de conversão de wav p/ mp3, resultado: um
MEGA-GARGALO na capacidade de seu Asterisk e uma péssima qualidade nas
ligações telefonicas.

Aqui tive um problema semelhante, que resolvi da seguinte forma:

- A) Crie um RAMDISK com uma capacidade para armazenar as gravações num
periodo de 15min. No meu caso é 150MB de RAM (estou para leva-lo a 300MB).
- B) Crie um NFS em outra maquina para armazenagem definitiva.
- C) Faça um script que a cada 5min transfira os arquivos do RAMDISK para o
seu diretório NFS.
- D) Rode o script de conversão de .WAV p/ .MP3 nesse outro servidor.

Caso a sua banda de transferência entre Asterisk e as suas terminações VoIP
já esteja sobrecarregada, e que já tenho planejado caso isso aconteça por
aqui, é fazer o seguinte:

- E) Instalar uma segunda placa de rede no meu Asterisk e no servidor de
armazenamento, configurar uma rede paralela entre o Asterisk e o servidor de
armazenamento. Voilá! Sem compartilhamento de banda entre gravações e
ligações.

Com essa solução ai, transformei uma central de atendimento que me dava
pesadelos, com péssima qualidade de voz, nível de perda de ligações diárias
de aproximadamente 50 ligações/dias para quase ZERO!!!

A implantação dessa solução foi "um daqueles momentos mágicos" na minha
vida... ;)

Abs,

ContentStuff.com
André Ferreira Martins