[AsteriskBrasil] Digest AsteriskBrasil, volume 23, assunto 76

Valois Ivan Tomasi - Master Redes valois em terra.com.br
Quinta Setembro 20 11:35:38 BRT 2007

Hulbe,

Batata sua solução. Implementei no meu ATA Linksys, e funcionou bala. É
só discar o ramal 7000 (por exemplo) do meu telefone analógico ligado ao
ata e  o asterisk ja sai discando. Como isso é uma característica do
próprio ata, acredito que não exista solução para isso no asterisk,
visto q é o ATA q fica esperando ser digitado algum outro número. Para
quem tem q administrar muitos ATAs, isso pode ser um problemão!

minha solução ficou assim:

(*xx|[3469]11|0|00|[2-9]xxxxxx*|[1-9]xxxS0|*1xxx[2-9]xxxxxxS0|xxxxxxxxxxxx.)

sendo:
"|"separa os planos de discagem.
"[1-9]" qualquer número de 1 a 9 (somente 1 numero)
"xxx"  tres números de 0 a 9
"S0" ('Straight Out'), processa a ligação imediatamente quanto a
seguencia de números satisifizer o plano de discagem.

segue o link!
http://www.netphonedirectory.com/pap2_dialplan2.htm

Obrigado pela dica!

Valois

asteriskbrasil-request em listas.asteriskbrasil.org escreveu:
> [...]
> Date: Thu, 20 Sep 2007 09:29:06 -0300
> From: "Gustavo Cordeiro" <gustavo em advent.com.br>
> Subject: Re: [AsteriskBrasil] Discagem rápida para ramal SIP
> To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
>
> Caro Itamar,
>
>   É certo que todas as regras de roteamento continuarão no Asterisk.
>
>   No entanto a demora que o Valois relatou nada tem a ver com o
> Asterisk, estando relacionada somente com configurações (regras) de
> discagem do dispositivo ATA (quantidade de cifras e timeout).
>
>   Como você resolveria esta situação sem reconfigurar o ATA?

>>> exten => _70XX,2,Answer()
>>> exten => _70XX,3,Congestion

> [...]
> Login/Advanced/Line1/DialPlan e inserir um |6xxxS0| .
>
> Mais sobre dialplan isso pode ser lido no Administration Guide da Sipura e
> Linksys (procure no Google) ou neste link bacana:
> http://www.netphonedirectory.com/pap2_dialplan.htm
>
> ----------
>
> Caso se queira deixa o plano de discagem apenas no Asterisk, dá para
> experimentar o seguinte (eu não testei): configurar o ATA para operar em
> modo HotLine - assim que se tira o telefone do gancho, o ATA imediatamente
> conecta no Asterisk que então atende, gera um tom e coleta os dígitos.

Valois Ivan Tomasi
valois em masterredes.com.br
Linux User = 380101
MASTER REDES Tecnologia da Informação