[AsteriskBrasil] Configuração do X-lite

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Sexta Setembro 21 15:52:41 BRT 2007

Por padrão o windows XP vem com uma entrada na chave de registro que
impede que qualquer software que não rode com as credencias do sistema
operacional altere a marcação de qos dos pactoes, ou seja, com essa
chave no registro não adianta setar o valor do qos no xlite que ele será
simplesmente ignorado. Você pode verificar isto rodando o tcpdump. Não
lembro exatamente onde tinha a documentação deste "recurso do windows"
mas a solução segue:

1 ) Certificar-se que o componente de rede "Agendador de Pacotes QoS"
está habilitado nas configurações do adpatador de rede
2 ) Instalar, reiciniciar, tela azul, reiniciar
3 ) regedit -> [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip]
"DisableUserTOSSetting"=dword:00000000
4 ) salvar, reinciar, tela azul

agora se você rodar o tcpdump de novo vai ver que o qos setado no xlite
está de fato nos pacotes.

Aí está como fazer para o xlite, o que não quer dizer que seus problemas
acabaram, lembre-se uma coisa é você marcar os pacoes corretamente,
outra é você configurar os seus ativos de rede para respeitar a marcação.