[AsteriskBrasil] TDM400p

Carlos Eduardo Vianna - SouthTech SuperDatacenter cvianna em stech.net.br
Domingo Setembro 23 13:48:17 BRT 2007

Oi Joao Paulo.

Eu lembro de ter apanhado feito cachorro quando configurei as minhas tdm400, mas agora nao sei exatamente o que fiz pra funcionar.. bzzz.. mas vao algumas dicas.

Primeiro, no zapata.conf, tu tens que configurar a porta para a sinalizacao do canal, nao para o que ela é.. ou seja, se a tua porta é FXO e está ligada numa linha telefonica, configura ela com sinalização FXS, que é o que está entregue naquela porta. Por ex, minhas 2 placas com 4 portas FX0 cada:

(final do /etc/zapata.conf)
fxsks=1,2,3,4,5,6,7,8

No users.conf cada canal zap ganha uma entrada...

[trunk_1]
callerid = asreceived
context = DID_trunk_1
group = 1
hasexten = no
hasiax = no
trunkname = Port 1
trunkstyle = analog
zapchan = 1
hassip = no

[trunk_2]
callerid = asreceived
context = DID_trunk_2
group = 2
hasexten = no
hasiax = no
trunkname = Port 2
trunkstyle = analog
zapchan = 2
hassip = no
(continua até o 8)

Eu estou usando contextos diferentes para cada trunk pois atualmente estou encaminhando as chamadas diretamente para cada canal.. o que vai deixar de acontecer em breve. Aí muda. Mas por enquanto é iso.

Lá no extensions.conf tá assim:
[DID_trunk_1]
include = default
include = default
exten = _X.,1,Goto(default|6300|1)
exten = s,1,Goto(default|6300|1)

[DID_trunk_2]
include = default
include = default
exten = _X.,1,Goto(default|6107|1)
exten = s,1,Goto(default|6107|1)

ahh, e no /etc/asterisk/zapata.conf eu tenho o seguinte
signalling = fxs_ks
channel => 1,2,3,4,5,6,7,8

Tá funcionando tri bem.. menos por uma coisa. Essas linhs estao vindo de uma central antiga que a gente tem na empresa, uma INTELBRAS 6020. A coitadinha nao segue alguns padroes de sinalizacao e mudanca de voltagem na linha, me parece.. pois se a chamada é desligada do lado da porta FXO, fica pendurada.. só quando eu desligo o ramal IP é que o Asterisk sabe que esta encerrada a chamada, e desliga.

O problema parece simples.. tipo.. eventualmente vou acabar desligando o ramal ip ja que nao tem ninguem do outro `lado` da linha. Mas não é. Se eu faço uma conf com duas ligações em dois canais ZAP, desligo aqui, deixo DUAS portas zap penduradas... pois o asterisk pensa que elas ainda estao conversando. É bem chato... chega um dia da semana que todo mundo grita na empresa `argh, nao tem linha pra ligar`, dou um show channel e tem tres ou quatro conferencias entre zap rolando a horas.. hehehe.

Buenas, acho que meu problema vai ser resolvido na proxima semana quando eu tirar a central da frente e tudo ficar no Asterisk.. faltava o porteiro eletronico que ta resolvido... e mais alguns detalhes de menus.

É isso. Boa sorte.
Abraço
Carlos