[AsteriskBrasil] RES: Transferencia de chamadas e parking

Alexandre Abreu abreu em redt.com.br
Segunda Setembro 24 23:04:50 BRT 2007

OK, não tem complicação nenhuma. E outra máxima, sempre funciona. Eu
gostaria de saber o que falaríamos para nossos clientes se a transferência
funcionasse vez por outra.

Se eu não me engano, a transferência supervisionada (ATXFER) e a gravação
(One Touch Monitor) não são built-in por padrão. Ou seja, você só vai usá-la
se configurar.

Em /etc/asterisk/features.conf, use (exemplo):

[featuremap]
blindxfer => #2         	  ; Blind transfer
automon => *1                   ; One Touch Record
atxfer => #1                    ; Attended transfer

Depois: asterisk -rx "reload res_features.so"

Para usar:

ATXFER: #1+RAMAL
BLINDXFER: #2+RAMAL

Quanto ao parking, no momento em que a chamada é transferida para um
estacionamento, o Asterisk automaticamente fala o número da sala de espera
que a pessoa se encontra. De posse do número do estacionamento dessa
chamada, outra pessoa, de qualquer outro lugar, poderá capturar a ligação
digitando o número da sala correspondente.

Procure por Call Parking no livro 'Asterisk The Future of Telephony'(TFOT).

--
Alexandre Abreu
RedT Telecom