[AsteriskBrasil] QOS que funciona Digistar XT-50, Linksys 2102 ou qual?

huelbe.garcia em yahoo.co.uk huelbe.garcia em yahoo.co.uk
Quarta Abril 16 15:17:17 BRT 2008

Fabricio, eu não uso o XT50 ou 2102... todavia lembro que há um problema: a
sopa-de-letrinhas que os fornecedores inserem na documentação e publicidade.

QoS (Qualidade de Serviço) pode significar duas coisas:

.. o ATA marca nos pacotes os bits necessários de QoS/ToS. Entretanto, se o
pacote será priorizado/garantido/suprimido/enfileirado é responsabilidade
dos roteadores seguintes.

.. o ATA pode tratar os pacotes que passam por ele, impondo regras de
prioridade, enfileiramento e largura de banda (este é chamado normalmente de
'traffic policying').

Tenta verificar na documentação do router o que exatamente ele faz.

Note que QoS/priorização na Internet é uma incógnita! Você está a mercê dos
roteadores dos backbones. O melhor que se pode fazer é
priorizar/suprimir/enfileirar os pacotes de _saída_. Os pacotes de entrada
chegam de forma praticamente aleatória.

QoS/priorização de verdade só funciona em rede privadas, seja em LAN ou WAN.

Quer dizer que um ATA/gateway com QoS/taffic shaping na Internet não ajuda?

A resposta é "mais ou menos". Eu acredito que quando você começa, por
exemplo, um download usando TCP o gateway vai atrasar o fluxo de pacotes de
confirmação (ACKs). Isso provoca uma redução na banda do download deixando
espaço para o RTP/VoIP.

Entretanto, se o download usar protocolo UDP (p.ex: streaming) ou se você
for vítima de ataque de flood (inundação de pacotes) não há o que fazer! A
operadora vai entregrar os pacotes na máxima velocidade possível. E o
ATA/gateway irá recebê-los passivamente. Não sobra espaço para RTP/VoIP.

Mesmo assim, VoIP pela Internet parece funcionar. Milhares de pessoas usam.
Mas acho que interessante usar um acesso internet exclusivo para voz.

--hg