[AsteriskBrasil] ramal sip remoto funcionando

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Quinta Agosto 7 18:54:33 BRT 2008

Engraçado, aposto que tem muita gente aqui que usa BRT e não me lembro
de reclamações quanto à porta 5060 ser bloqueada. Mas isso não vem ao caso.

Se a BRT bloqueia a porta 5060 você tem algumas opções: vpn, mudar a
porta que o sip funciona usar o openser na borda (que nesse caso seria
só uma forma mais elegante de mudar a porta do sip). Mudar a porta
implica que todos os seus clientes sip precisarão se ser configurados
para registrar em uma porta diferente, se forem muitos vai ser
trabalhoso. vpn implica que você não terá problemas de nat, nem que
mudar a porta de nada, mas todos os seus clientes (ou pelo menos as
redes ondes eles se encontram) vão ter que ser configuradas para usar
sua vpn.

Talvez isso ajude:
http://www.voip-info.org/wiki/index.php?page_id=410