[AsteriskBrasil] Set TOS to 184

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Sexta Agosto 8 12:10:28 BRT 2008

O kernel do linux só deixa o root setar os dois bits mais significativos
do TOS, então se o seu * estiver rodando como outro usuário você só
consegue setar o resto dos bits, assim:

10111000(b) = 0xB8(h) = 184(d)

como você não tem permissão para setar os dois bits mais siginificativos:

00111000(b) = 0x38 (h) = 56(d)

Coloquei os valroes hexa para você poder confirmar isso com o tcpdump.

A solução mais fácil é criar uma regrinha de iptables para marcar os
pacotes para você e esquecer a marcação do *.

#iptables -A OUTPUT -t mangle -p udp -m udp --dport 5060 -j DSCP
--set-dscp-class EF

#iptables -A OUTPUT -t mangle -p udp -m udp --sport 10000:20000 -j DSCP
--set-dscp-class EF