[AsteriskBrasil] SippySkype

Israel Escorizza israel.escorizza em uranet.com.br
Sexta Agosto 8 17:25:28 BRT 2008

Boa tarde lista

No ultimo mes, a pedido de meu chefe, comecei a procurar soluções de
interligação Skype+Asterisk,  e algumas das soluções que encontrei foram a:

-ChanSkype (paga)
-Solução Pika (paga)
-SippySkype (free)

Realizei testes com a Solução da Pika e com o SippySkype e gostaria de
compartilhar com vocês meus resultados (sucessos e fracaços) para que se
alguem se interessar neste tipo de integração, já possuir um ponta-pé
inicial.

Recebemos na empresa uma versão Trial do software da Pika Technologies,
que roda baseado em Windows, criando usuarios virtuais para carregar
mais skypes na maquina, através de seu software proprietario GranPrix,
conecta via SIP no servidor de telefonia.
Particularmente não gostei da solução apresentada pela Pika, é um
software confuso, que mais parecia uma grande gambiarra, e não consegui
que o GranPrix conectasse em meu servidor Asterisk1.4. Sendo que a
licença Trial expirou e nao consegui testes mais profundos.

SippySkype: Em minhas pesquisas pela internet acabei me deparando com
este pequeno aplicativo em java, que se propoe a conectar um skype a um
servidor sip. Programa leve, freeware e funcinana tanto em Windows
quanto Linux.

Instalei um WindowsXP do zero, Skype 3.8 e o SippySkype, estudei suas
configurações durante algumas horas, e no final do dia, meu pequeno
servidor estava recebendo chamadas skype e tocando diretamente em meu
ramal. Infelismente o programa não é perfeito, sendo que somente uma
instancia pode ser executada por maquina. o que dificulta um pouco a
viabilidade do projeto, mas a qualidade das ligações é muito boa, sendo
limitado somente pela quantidade de banda utilizada na internet skype-skype.
Fiz também varios testes para executar o aplicativo em Linux Debian
Etch, sem sucesso, infelismente, mas não desisti desta ideia ainda.

Com este problema em mãos, e um novo projeto em mente, comecei a tentar
virtualizar utilizando o XEN + Debian Etch
, virtualizando windows, com uma maquina de 1gb ram consegui virtualizar
2 windowsXP "pelados" com java+skype+sippyskype. mas devido a uma
aparente limitaçao do XEN em relação a placa de som, não vai para frente.

Bom pessoas, esta é minha experiencia com Skype + Asterisk. Se alguem
utiliza, ou pretende utilizar. espero poder ter contribuido em alguma
coisa.  Deixo também uma pergunta para aqueles que já conhecem o SippySkype:

"Alguem conseguiu fazer rodar em Linux???"

Aguardo respostas, ou não da lista.

Abraço a todos.
Israel Escorizza
Uranet - Projetos e sistemas