[AsteriskBrasil] Res: bilhetagem

Prof Alexander Feldmann alexfeldmann em yahoo.com.br
Quarta Agosto 20 14:30:14 BRT 2008

José, encontrei o seguinte texto - que traduzi do inglês - na página http://www.asteriskguru.com/tutorials/cdr_custom_conf.html
a respeito do arquivo cdr_custom.conf e acho que responde tuas dúvidas.
O arquivo cdr_custom.conf fica localizado na pasta /etc/asterisk/ .
Por default, o Asterisk gera um CDR (ticket) para cada chamada finalizada. Este arquivo (cdr_custom.conf) define exatamente o que será gravado na linha relativa a esse CDR no arquivo de bilhetagem.
Os CDRs são guardados em um arquivo CSV na pasta /var/log/asterisk/cdr-csv .
;
; Mapeamentos para um arquivo de configuração customizado
;
[mappings]
Master.csv => "${CDR(clid)}","${CDR(src)}","${CDR(dst)}","${CDR(dcontext)}","${CDR(channel)}","${CDR(dstchannel)}","${CDR(lastapp)}","${CDR(lastdata)}","${CDR(start)}","${CDR(answer)}","${CDR(end)}","${CDR(duration)}","${CDR(billsec)}","${CDR(disposition)}","${CDR(amaflags)}","${CDR(accountcode)}","${CDR(uniqueid)}","${CDR(userfield)}"
Vejamos mais de perto as variáveis que podemos definir:
${CDR(clid)} = callerid para a chamada (com o nome)
${CDR(src)} = número de callerid para a chamada
${CDR(dst)} = ramal de destino
${CDR(dcontext)} = contexto de destino
${CDR(channel)} = canal Src (fonte)
${CDR(dstchannel)} = canal de destino, se aplicável
${CDR(lastapp)} = última application do dialplan que foi utilizada - em uma chamada de saída será o DIAL.
${CDR(lastdata)} = os parâmetros passados para a última application do dialplan utilizada
${CDR(start)} = hora de ínicio da chamada
${CDR(answer)} = hora em que a chamada foi atendida
${CDR(end)} = hora em que a chamada foi encerrada
${CDR(duration)} = duração da chamada
${CDR(billsec)} = real duração da chamada (sem o ring)
${CDR(disposition)} = status da chamada (ANSWERED, BUSY, NO ANSWER)
${CDR(amaflags)} = flag para o tipo de CDR (pode ser setado no a.o. sip.conf)
default: define o default do sistema.
omit: não gravar registros.
billing: marcar a entrada para bilhetagem
documentation: marcar a entrada para documentação.
${CDR(accountcode)} = o código de conta, como definido para este canal com por exemplo SetAccountcode no dialplan (Extensions.conf) no arquivo de configuração de canal (p.ex. por usuário no sip.conf e/ou no iax.conf e por canal no zaptel.conf)
${CDR(uniqueid)} = id único para esta chamada
{CDR(userfield)} = campo do usuário setado pelo comando SetCDRUserfield no dialplan
Como você pode ver, é possível definir diferentes "layouts" para diferentes arquivos.
O nome de arquivo default é Master.csv mas, se você especificar um accountcode diferente (com SetAccount ou em sip.conf ou iax.conf ou zaptel.conf), o nome do arquivo mudará.
Espero que seja de ajuda.
Prof. Alexander Feldmann, MSc
Coordenador - Sistemas de Informação
Faculdade Gama e Souza - Campus II