[AsteriskBrasil] RES: RES: RES: RES: g729 no X-Lite

Wemerson C. Guimarães wemersonrv em uol.com.br
Sexta Agosto 22 22:10:06 BRT 2008

OK, entendi!

Wemerson C. Guimarães
Rio Verde - GO
-----Mensagem original-----
De: Bernardo Vieira [mailto:bvieira.lists em gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 22 de agosto de 2008 20:58
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] RES: RES: RES: g729 no X-Lite

> Em um das minhas mensagens desse tópico, fiz até uma comparação
> mostrando que se tivesse jeito, ficaria mais barato licenciar o g729 e
> colocar ele no X-lite... (É claro que como eu mesmo to perguntando, se
> tiver jeito).

O problema é que a counterpath vive de lucros, e usa o X-Lite para
alavancar seus produtos pagos (eyebeam, bria e softphnes  custom), me
parace que não seria muito esperto, do ponto de vista estratégico deles,
oferecer o g729 no xlite, por mais altruísta que a counterpath seja.
Ademais eles pagam royalties para cada unidade do g729, logo se
colocassem o codec no xlite estariam efetivamente pagando para fornecer
um produto gratuito.

> Outra coisa, na própria lista agora não me lembro bem qual o tópico, já
> teve outras discussões sobre o g729 e me parece que se for usar só o
> g729 nas 2 pontas não é necessário licenciamento, só se ouver
> transposição de codecs no caso de os 2 lados da conversa somente um usar
> g729.

Isso é verdade mas se aplica ao asterisk. Um softphone, ou ata *sempre*
vai fazer transcodificação, afinal de contas eu até hoje não vi ninguém
que fale g729 nativamente... O softphone pega o audio da sua placa de
som no formato nativo dela (pcm da vida) e faz isso virar g729, eis aí a
transcodificação.