[AsteriskBrasil] Asterisk e Festival

Kim Delevati kim.delevati em gmail.com
Quarta Dezembro 10 08:48:27 BRST 2008

Mas o Asterisk suporta esse espeak?

Sobre o Festival em Portugues, segui esse tutorial:

http://osdir.com/ml/linux.distributions.kurumin.general/2006-06/msg00079.html

Mas com os seguintes pacotes:

estival-1.96-beta.tar.gz
festlex_CMU.tar.gz
festlex_OALD.tar.gz
festlex_POSLEX.tar.gz
festvox_kallpc16k.tar.gz
festvox_kedlpc16k.tar.gz
festvox_rablpc16k.tar.gz
OGIresLPC-2.2.tar.gz
speech_tools-1.2.96-beta.tar.gz
festival_portuguese.tar.gz

Fiz tudo que estava ali, mas tava dando erro, tive que pedir ajuda na lista
do Festival, me disseram pra incluir isso:

> ;;  grouped -- parameters set here override those in groupfile
>     (OGIdbase.init
>      (list
>       '(dbname aga_diphone)
>       (list 'groupfile (path-append aga_diphone_dir "group"
"aga_di_resLPC.group
>       '(access_mode "ondemand")
>       '(data_type "resLPC")
>       ))
>     t)

A linha adicionada foi essa:  '(data_type "resLPC")
no arquivo
festival/lib/voices/portuguese/aga_diphone/festvox/aga_diphone.smc

E em /festival/lib/festival.scm eu coloquei (set! voice_default
'voice_aga_diphone) (que é a voz em Portugues)

Não é muito boa, mas funciona em português, nem se compara a algumas vozes
pagas que eu ouvi, que são quase perfeitas. Só no Asterisk tá teimando em
não funfar.