[AsteriskBrasil] R2 Digital + Dahdi + libopenr2

Anderson Goulart global em codekab.com
Quinta Dezembro 11 10:18:10 BRST 2008

Pessoal,

Estou iniciando minhas configurações em Asterisk e ao averiguar o site
libopenr2.org não consegui entender algumas coisas. Poderiam me ajudar?

Tenho um tronco E1 com a sinalização R2 Digital da Embratel. Já liguei
através de um balum os cabos coaxiais que saem do modem em uma placa Digium
Te220. A luz ficou verde e parece que está tudo ok!

Compilei o driver dahdi-linux e o asterisk 1.6, mas parece que tenho que
compilar a versão modificada do Moy listada no site libopenr2.org. É isso
mesmo? Além disso, eu tenho que instalar a libopenr2 também listada no site?
Eu peguei o .tar.gz e gerei um .deb respectivo. Apesar de ter dado um monte
de erro na geração do pacote eu fiz as alterações necessárias, mas não foi
gerado o comando r2test nem a libopenr2*.so, mas tão somente a biblioteca
libopenr2.a, uns .h e uns confs. Não tive mais tempo de mexer no pacote
ainda para ver o que está errado. Alguém conseguiu gerar o .deb?

Bom, gostaria de saber se meus passos estão certos ou tem alguma coisa
errada:

1) compilar o dadhi
2) compilar/instalar o asterisk do repositorio do moy
3) instalar os libopenr2*.deb
4) configurar o system.conf
5) fazer as ligações! :D

Pergunto isso pq tanto no codigo do asterisk original + dahdi tanto no
asterisk do moy possuem codigos referentes ao mfc/r2. Meus diffs não
variaram em coisas muito relevantes, por isso não entendi o motivo de usar
essa versão dele. Pra mim o chan_zap já vinha com suporte a isso nesta nova
versão, mas parece que algumas coisas da sinalização no trunk oficial não
funfa no Brasil. É isso mesmo?

Abraços,
Global