[AsteriskBrasil] R2 Digital + Dahdi + libopenr2

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quinta Dezembro 11 10:38:13 BRST 2008

Olá, bom dia,

2008/12/11 Anderson Goulart <global em codekab.com>

> [...]
> compilar a versão modificada do Moy listada no site libopenr2.org. É isso
> mesmo? Além disso, eu tenho que instalar a libopenr2 também listada no site?
> Eu peguei o .tar.gz e gerei um .deb respectivo. Apesar de ter dado um monte
> de erro na geração do pacote eu fiz as alterações necessárias, mas não foi
> gerado o comando r2test nem a libopenr2*.so, mas tão somente a biblioteca
> libopenr2.a, uns .h e uns confs. Não tive mais tempo de mexer no pacote
> ainda para ver o que está errado. Alguém conseguiu gerar o .deb?

Os debs geram corretamente e segundo o lintian, não há erros...

> Bom, gostaria de saber se meus passos estão certos ou tem alguma coisa
> errada:
>
> 1) compilar o dadhi

compilar e instalar o DADHI Linux e DAHDI Tools

> 2) compilar/instalar o asterisk do repositorio do moy

Compilar e instalar a OpenR2 ou simplesmente dpkg-buildpackage -us -uc.
Algumas vezes, é necessário digitar touch * por conta de um problema com o
autotools vs SVN.

> 3) instalar os libopenr2*.deb

Compilar e instalar o Asterisk do branch do Moy

> 4) configurar o system.conf

> 5) fazer as ligações! :D

> Pergunto isso pq tanto no codigo do asterisk original + dahdi tanto no
> asterisk do moy possuem codigos referentes ao mfc/r2. Meus diffs não
> variaram em coisas muito relevantes, por isso não entendi o motivo de usar
> essa versão dele. Pra mim o chan_zap já vinha com suporte a isso nesta nova
> versão, mas parece que algumas coisas da sinalização no trunk oficial não
> funfa no Brasil. É isso mesmo?

O Asterisk padrão não tem o suporte a MFC/R2 para que a OpenR2 funcione. Por
isso que é um branch diferente. É provavel que no 1.6.3, o MFC/R2 já seja
padrão no Asterisk graças ao trabalho do Moises Silva.

Se não conseguir fazer, posso gerar o deb e te mandar...