[AsteriskBrasil] Portabilidade e Asterisk

Gmail - Whinston Rodrigues whinstonsaurarodrigues em gmail.com
Quinta Dezembro 11 12:13:06 BRST 2008

  Supondo que o cliente tenha E1 e obtenha preço diferenciado para telefones
fixos/ móveis da mesma operadora. A operadora, muito provavelmente, enviou
uma planilha de custos, com a relação dos prefixos e valores. Por sua vez, o
cliente colocou isso no seu sistema de bilhetagem. No caso de revender, isso
é vital para não tomar prejuízo.
  Como a portabilidade permite que vários números de uma operadora 'deixem'
de ser da operadora e sim do cliente, em questão de 4 dias, um número que
antes era bilhetado como R$ X, passará a ser bilhetado como R$ Y, pois
deixou de fazer parte da rede interna da operadora (fornecedora) e passou a
fazer parte de outra operadora. Sendo assim, a operadora que atende o
cliente pela E1, não pode mais manter os custos, pois a mesma fará repasses
para a outra operadora.
  Se a operadora que atende o cliente não enviar, periodicamente, uma
listagem dos prefixos ou números que deixaram sua base atual, não sendo mais
cobrada com desconto, vai gerar um enorme problema ao contratante da E1.