[AsteriskBrasil] RES: Portabilidade e Asterisk

Flavio Benedini - EvidenciaCSI flavio em evidenciagrupo.com.br
Quinta Dezembro 11 14:19:24 BRST 2008

E temos que lembrar que não podemos mais nos basear somente no prefixo.
Pois um numero 19 8111-122X pode ser de uma operadora e o 19 8111-122Y pode
ser de outra.

A consulta tem que ser feita sobre o numero inteiro.

Att.

Flavio Benedini
Tecnologia & Informacão
Grupo Evidência
Fone: +55(19)3209-0330
mail: flavio em evidenciagrupo.com.br

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Gustavo
Cordeiro
Enviada em: quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 13:03
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Portabilidade e Asterisk

Olá Whinston,

  A questão era sobre a dificuldade da operadora bilhetar as chamadas
antes e depois da portabilidade.

  Sobre o que você comentou, não tive a oportunidade de observar em
qualquer contrato a relação dos prefixos em que as chamadas seriam
consideradas intra-rede. A diferença é que antes a consulta era
pública, a gente conseguia baixar facilmente as tabelas de operadoras,
prefixos e localidades.

  Agora com a portabilidade a gente não conseguirá configurar
corretamente um bilhetador até que exista uma forma simples, fácil e
instantânea de consultar um BDO ou a BDR.

  Antes da portabilidade nós estudamos a possibilidade de prover
comercialmente este tipo de consulta. Quem desejasse poderia assinar
nosso serviço e consultar nossa base (ou um cache local) antes de
encaminhar qualquer chamada. Infelizmente este produto não mostrou-se
viável, tanto pelo alto custo da informação quanto pela análise
comercial. Hoje eu acredito que deveria existir um sistema público e
aberto para consulta, que funcionaria de forma parecida com o DNS.

Sds,
Gustavo Cordeiro
Advent Tecnologia Ltda.
Telefone: 48 3024-9350
Celular: 48 8809-0764

www.advent.com.br

2008/12/11 Gmail - Whinston Rodrigues <whinstonsaurarodrigues em gmail.com>:
> [...]
> deixou de fazer parte da rede interna da operadora (fornecedora) e passou
> fazer parte de outra operadora. Sendo assim, a operadora que atende o
> cliente pela E1, não pode mais manter os custos, pois a mesma fará
repasses
> para a outra operadora.
>   Se a operadora que atende o cliente não enviar, periodicamente, uma
> listagem dos prefixos ou números que deixaram sua base atual, não sendo
mais
> cobrada com desconto, vai gerar um enorme problema ao contratante da E1.

Brasileiro