[AsteriskBrasil] Problemas com codec

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Dezembro 12 12:48:55 BRST 2008

Tiago Durante wrote:
> oi Welisson,
>
> Você comprou license para o G729?
>
> Eu posso estar errado, mas acredito que se vc está chamando de um
> device que tem g729 para outro que também tem g729 o Asterisk não usa
> license. Ae a chamada vai funcionar... Mas se chama, por exemplo,
> desde o device usando g711 e ae o Asterisk joga, por exemplo, em um
> trunk IAX para outro Asterisk usando g729 - ai você precisa ter
> license no server.
>
> Por favor, se eu estiver errado alguem me corrija! hehe, pq tenho um
> pouco de duvida com o licenciamento disso tb.. hehe

> [...]

A licensa e' sempre e' pares, encoder/decoder.
Se voce tiver que 'comprimir', voce vai usar um encoder, se tiver que
descomprimir, um decoder.
Exemplo, se voce tem no IVR um arquivo em .ulaw, e o cliente e' g729,
voce vai usar um encoder para 'mandar a voz' para o cliente, e um
decoder g729 para mandar a voz do cliente para a aplicacao
http://www.voip-info.org/wiki-Asterisk+G.729+Licensing

Quanto a comunicacao direta entre os clientes, o chamado passthrough, se
o asterisk nao tiver que 'olhar' a stream de voz, voce pode ter g729 sem
licensas funcionando:

http://www.digium.com/en/products/g729codec.php

Pelo que sei, mesmo uma chamada passando via o asterisk, pode ser
passthru, ate mesmo voicemail pode :-)..
http://www.voip-info.org/wiki/index.php?page=Asterisk+G.729+pass-thru