[AsteriskBrasil] RES: RES: Linux SIP QOS

Valois Ivan Tomasi - Master Redes valois em terra.com.br
Quinta Fevereiro 7 10:22:48 BRST 2008

Felipe, Na verdade quem está com dúvidas de QOS sou eu, o Valois.

Gostaria de agradecer as dicas, mas como falei, não manjo muito de dessa
arte.
Algumas dúvidas básicas:

Nas linhas abaixo vc está marcando os pacotes de entrada e saida do IP onde estÃo os ramais SIP? No meu caso, utilizo ATAs Linksys. Coloco o IP dos meus ATAs?
#### QoS CBQ upload
$IPT -t mangle -A FORWARD -s 192.168.0.11/32 -j MARK --set-mark 5
$IPT -t mangle -A FORWARD -d 192.168.0.11/32 -j MARK --set-mark 5

Utiliza o CBQ para limitar banda de download e Upload. Tenho que fazer
isso para todos os micros de minha rede?

No asterisk, no sip.conf e no iax.conf não tem q adicionar nada para
marcar os pacotes tipo
; QOS SIP
tos_sip=cs3
tos_audio=ef