[AsteriskBrasil] Ramais SIP e IAX

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quinta Fevereiro 14 15:04:17 BRST 2008

Olá,

Você pode utilizar o users.conf para gerenciar de forma genérica as
contas dos usuários, facilitando assim as personalizações nas
configurações específicas (sip.conf, iax.conf, zapata.conf, etc). Não
é muito flexível, mas é o melhor caminho quando se precisa ter mais de
um tipo de conta para o mesmo usuário.

;
; User configuration
;
; Creating entries in users.conf is a "shorthand" for creating individual
; entries in each configuration file.  Using users.conf is not intended to
; provide you with as much flexibility as using the separate configuration
; files (e.g. sip.conf, iax.conf, etc) but is intended to accelerate the
; simple task of adding users.  Note that creating individual items (e.g.
; custom SIP peers, IAX friends, etc.) will allow you to override specific
; parameters within this file.  Parameter names here are the same as they
; appear in the other configuration files.  There is no way to change the
; value of a parameter here for just one subsystem.
;

As entradas abaixo são exemplos da configuração global, e logo abaixo,
exemplos de modificações

; Create voicemail mailbox and use use macro-stdexten
;
hasvoicemail = yes
;
; Set voicemail mailbox 6000 password to 1234
;
vmsecret = 1234
;
; Create SIP Peer
;
hassip = yes
;
; Create IAX friend
;
hasiax = yes
;
; Create H.323 friend
;
hash323 = no
;
; Create manager entry
;
hasmanager = no

; Abaixo, 3 usuários, com configurações diferentes, usando parâmetros globais

[user1]
fullname = User 1
email = user1 em dominio.com.br
secret = user1
context = users
host = dynamic

[user2]
fullname = User 2
email = user2 em dominio.com.br
secret = user2
context = users
host = dynamic
hash323 = no

[user3]
fullname = User 3
email = user3 em dominio.com.br
secret = user3
context = users
host = dynamic
hassip = no

Qualquer coisa, dá uma lida nos docs da distribuição padrão.

On Thu, Feb 14, 2008 at 9:11 AM, Sidnei -Telecom
<sidnei em unioncreditofacil.com.br> wrote:

> Olá galera...
> Instalei um Asterix aqui na empresa, e gostaria de saber como faço para
> deixar os dois tipos de protocolos (SIP e IAX) para o mesmo ramal.
> como tenho que colocar isso no plano de discagem?Hoje trabalho em cima do
> IAX para os ramais.Será que alguém poderia me ajudar???
>

> Sidnei Pereira
> Telecom
> UNION Crédito Fácil
> 17- 8124-3954 / 17-4009-6767
> e-mail:telecom em unioncreditofacil.com.br
> msn: telecom.union em hotmail.com

| Alexandre Cavalcante Alencar (Skarmeth) |
| http://people.debian-ce.org/skarmeth/ |
| GNU/Linux User #260571 GNUPG 0x77EA9FF8 |
| Debian-CE PSL-CE LTSP SABUGOSA SCYLLA |
| Fortaleza CE Brazil |
|09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0|