[AsteriskBrasil] Asterisk ADSL QOS

Valois Ivan Tomasi - Master Redes valois em terra.com.br
Terça Fevereiro 26 17:00:12 BRT 2008

Pessoal,
A tempos atrás o pessoal da lista me auxiliou quanto a QOS para
asterisk. Depois de vários testes, usando CBQ e HTB, percebi q o HTB
funciona melhor. Não sou expert nisso, mas os testes aqui foram
satisfatórios, travando os Download quando chega trávego VOIP.
Acontece o seguinte...
Tenho uma ADSL de 2mb Down e 400k Up brasiltelecon que teoricamente dem
10% de banda garantida. Nas ligações SIP, escuto perfeitamente , porém a
pessoa do outro lado a fala fica picotada. Estou usando G729 e também
GSM, q consomem cerca de 40k no total.
O q parece, é q o HTB está controlando perfeitamente o tráfego Down, mas
o UP não.

Gostaria de saber quais as experiências e dicas dos Srs. da lista para
essa situação?

Grato!

Valois