[AsteriskBrasil] Canreinvite

Vinicius Fontes vinicius em canall.com.br
Domingo Janeiro 6 18:09:00 BRST 2008

*A PRINCÍPIO* eles não vão gastar banda da matriz. Vão utilizar a
matriz para fazer a troca de sinalização (o protocolo SIP) e todo o
tráfego de voz (RTP) vai diretamente de um peer ao outro.

Mas existem alguns cuidados a serem tomados aqui.

1) Os codecs precisam ser os mesmos nas duas pontas. Se for necessário
fazer transcoding, o Asterisk da matriz vai se meter no meio;

2) Se no Dial houver as opções t ou T, o Asterisk também vai ficar no
meio. O pessoal da Digium está trabalhando numa solução para isso não
precisar acontecer caso dtmfmode=info, mas ainda não é o caso;

3) Aplicações como o MeetMe obviamente fazem o Asterisk controlar o
fluxo RTP.

Att
Vinícius Fontes
Desenvolvimento