[AsteriskBrasil] RES: RES: Fax, Maquinetas de Cartão de Crédito, entre outros dispositivos rodando no Asterisk

Guilherme Loch Waltrick Góes glwgoes em gmail.com
Terça Janeiro 22 21:13:57 BRST 2008

Ao bem da verdade não se trata de taxa de compressão e sim dos algoritmos
utilizados. O que acontece é que a maioria dos CODECs faz uso do
comportamento psico-acustico do nosso ouvido para eliminar certos tons e
outras cositas mais. No final das contas, como o fax faz uso de senoides
moduladas para transporta a informação e os CODECs distorcem essas formas da
onda, o resultado final é inhaca. Isso não acontece com o G711 porque ele é
um CODEC que trabalha amostra a amostra e não influi (muito) na Taxa de
Distorção Harmonica (THD) do canal.
Foi pra isso que serviu aquelas aulas de processamento digital de sinais na
faculdade =)

2008/1/22 Bernardo Vieira <bvieira.lists em gmail.com>:

> g711u/a não é segredo, é matemática:
>
> fax / modem:
>        v.29    : 9.6 kbps
>        v.17    : 14.4 kbps
>        V.34bis : 33,6 kbps
>        V.90    : 56 kbps
> codecs:
>        g729    : 8 kbps
>        gsm     : 13 kbps
>        g726    : 32 kbps
>        g711    : 64 kbps
>
> Simplesmente não dá para enfiar 9.6 kbps (fax típico) num canal de 8
> kbps (itsp típico). g726 deveria funcionar (até porque a pstn usa g726
> [...]

Guilherme Loch Góes

Visite nossa loja virtual: http://www.shopvoip.com.br

Notícias e Fórum sobre VoIP com software livre:
http://www.asteriskexperts.com.br