[AsteriskBrasil] Problema com 2 IAX TRUNK

Rodrigo de Oliveira Neves dido em dido.eti.br
Quarta Janeiro 30 08:44:41 BRST 2008

Senhores,

Tenho a seguinte topologia:

1 SIP SERVER ASTERISK + 2 GATEWAYS ASTERISK

Estou fazendo a comunicação deles via IAX.

Mas não estou conseguindo fazer os 2 gateways funcionar ao mesmo tempo.
Mexendo no arquivo iax.conf, vi que quando eu coloco a configuração de conta
de 1 servidor em primeiro lugar, ele funciona, e o segundo não, se eu
inverto a ordem, ai o segundo funciona o primeiro não.

Quando digo funcionar é o seguinte:

Imagina que no meu gateway asterisk tem 1 placa E1. Alguém vai ligar para o
número 3666-4555. Daí vai cair no meu Asterisk Gateway. No meu asterisk
gateway eu falo que quem conhece o _4555 é o SIP Server. Daí o SIP Server
toca no ramal que eu quero. Isto funciona com 1 gateway somente, quando
coloco mais 1, para de funcionar. Tipo.. aparece no telefone que ta chamando
mais o ramal não toca.

Configurações IAX do SIP Server:

[GATEWAY1]

type=peer

host=200.200.200.201

secret=minhasenha

context=default

qualify=yes

[TRONCO-GATEWAY1]

type=user

host=200.200.200.201

secret=minhasenha

context=default

qualify=yes

trunk=yes

[GATEWAY2]

type=peer

host=200.200.200.202

secret=minhasenha

context=default

qualify=yes

[TRONCO-GATEWAY2]

type=user

host=200.200.200.202

secret=minhasenha

context=default

qualify=yes

trunk=yes

Configurações IAX do Gateway 1:

[SIPSERVER-1]

type=user

host=200.200.200.200

secret=minhasenha

context=tronco-saida-e1

trunk=yes

[TRONCO-SS1]

type=peer

host=200.200.200.200

secret=minhasenha

context=default

qualify=yes

Configurações IAX do Gateway 2:

[SIPSERVER-1]

type=user

host=200.200.200.200

secret=minhasenha

context=tronco-saida-e1

trunk=yes

[TRONCO-SS1]

type=peer

host=200.200.200.200

secret=minhasenha

context=default

qualify=yes

Atenciosamente,

Rodrigo de Oliveira Neves

www.dido.eti.br – dido em dido.eti.br

Atenção! Antes de imprimir lembre-se de sua responsabilidade e compromisso
com o meio ambiente.