[AsteriskBrasil] Melhor distribuição

Eduardo Silva eduardo em eduardosilva.org
Quarta Janeiro 30 19:41:54 BRST 2008

Flávio,

Acredito que a escolha entre montar um asterisk do zero ou utilizar o
Trixbox, seja bem pessoal. Deves levar em consideração uma série de
detalhes, como por exemplo:
"Eu quero configurar tudo do zero, ou quero algo que venha pré-pronto,
precisando apenas customizar de acordo com as necessidades do meu ambiente?"

é quase a mesma coisa que optar entre "Fazer uma Lasanha, ou comprar uma
Lasanha pronta de microondas" :P

Pessoalmente já trabalhei com os 2 casos, e te afirmo ambos atingiram os
objetivos propostos.

Se mesmo assim tu permanece indeciso, te diria então para ir pelo Trixbox,
tenho bons cases baseados nesta solução.

Quanto a telefonista, teria 2 Sugestões:

- Um bom Telefone IP com módulos para monitoramento de ramais (Ex: Polycom
SoundPoint 650 ou Grandstream GXP 2000)
- Um computador com HudLite e Eyebean instalados.
O Hudlite permite ver o status de todos os ramais(se estão ocupados, ao
telefone, offline, etc...), e executar algumas outras operações como
transferências apenas "arrastando" a ligação para o destino.

PS: Note que é muito importante antes de comprar a placa E1, descobrir se a
sinalização da E1 é R2 ou ISDN, se for R2, tu vai precisar de um pacote bem
chatinho e que as vezes apresenta problemas o tal do "Unicall". Neste caso,
acho que a pergunta mais importante seria
"Placa da Digium com Unicall ou placa de outra fabricante (ex: Khomp,
Digivoice) que suporte R2 nativamente?"

Bom, espero ter sido útil de alguma forma!
[]'s
Atenciosamente,
Eduardo Silva