[AsteriskBrasil] RES: Migração de Asterisk 1.2 para 1.4

Alexandre Abreu alexandre.abreu em redt.com.br
Segunda Julho 7 15:07:05 BRT 2008

Se você não tem qualquer problema com o Asterisk atual... então as coisas
passam a ficar mais evidentes.

1) Existe alguma feature que a versão 1.4 oferece que você não consegue
viver sem?
2) Existe algum bug na versão 1.2 que atrapalha o nível de produtividade do
seu sistema?
3) Existe algum gargalo de performance na versão atual?

Se a versão 1.2 funciona pra você, então não há o menor motivo para se
atualizar. A versão 1.4 vem atingindo patamares de estabilidade bons, no
entanto, a versão 1.4.21 (a atual é a 1.4.21.1) foi simplesmente lançada com
um 'typo' ridículo numa macro essencial (DEADLOCK_AVOIDANCE) para o
funcionamento correto de alguns channels drivers. Isso pra citar exemplo de
algumas coisas que aconteceram na versão 1.4 que impactaram diretamente na
estabilidade. O CDR da versão 1.4 sofreu várias modificações em relação a
versão 1.2 e tende a ser mais consistente (ainda mais com o merge do branch
CDRfixv4)

Se optar por manter a versão 1.2, tenha certeza também que todos os patches
de segurança estejam aplicados, principalmente se teu Asterisk fica exposto
na Internet.

Eu considero importante que você esteja atualizado com as novas
funcionalidades do Asterisk 1.4, algum novo recurso pode ser aproveitado por
você pra otimizar algum processo já existente ou coisa parecida.

Atualizar por atualizar só pra ter a versão mais nova não se justifica.

"If it ain't broke don't fix it"

--
Alexandre Abreu
RedT Telecom