[AsteriskBrasil] Cluster

Reinaldo de Carvalho reinaldoc em gmail.com
Terça Julho 29 10:51:32 BRT 2008

> Ola para todos,
>  Estou querendo montar um cluster voip usando Trixbox e OpenSER, a idéia
>  seria utilizar o OpenSER na borda com a funcionalidade de proxy e
>  register e utilizar 3 máquinas com o Trixbox fazendo um espelhamento via
>  rede usando o DRBD e balanceamento de carga. O cenário seria assim: o
>  OpenSER iria escolher qual a máquina com mais recursos disponiveis e
>  iria direcionar as requisições de acordo com a demanda, ou seja, as 3
>  máquinas com o Trixbox estaria em produção ao mesmo tempo.

Normalmente o conceito de cluster é usado indevidamente, então evite este termo.

Espelhamento via DRBD só permite que uma máquina monte a partição
replicada, ou seja, não é possível fazer "balanceamento de carga".

Se você precisa escalabilidade, divida suas faixas de ramais para cada
asterisk, faça um trunk IAX entre eles, e comute as ligações no
extern.

Se você precisa redundância, você pode usar storage com HBA e um
script ou heartbeat, ou se não tiver storage, use drbd+heartbeat para
cada asterisk.

--
Reinaldo de Carvalho
http://korreio.sf.net