[AsteriskBrasil] rtp versus nat

Sebastiao Rocha sebastiaorocha em interlinksistemas.com.br
Quarta Julho 30 16:18:47 BRT 2008

Olá Wagner...

A forma mais segura de se ter um servidor na internet é usando "bridge" nas placas de rede de um firewall iptables, este firewall é transparente, não necessita de fazer nat nem compartilhar a conecção, pois o IP publico fica direto no seu servidor e passa por dentro do bridge, onde vc pode deixar passar para este ip publico apenas as portas necessárias ao servidor.

usando este Firewall Bridge, vc deixa seu servidor super seguro, impedindo todo tipo de ataques incluindo DoS, e não tem mais nenhum problema com NAT.

Obs.. STUN as vezes é necessário mesmo usando server com ip publico.

Algumas regras...

Se quer que o trafego diminua do seu servidor para os SIP clients que não usam NAT

"Sem NAT no SIP client"
sip.conf
    nat=no
    canreinvite=yes